Friday, November 12, 2004

 

Underwater Exploration - Líbano 2004

__________________________________________________________________________________

Fonte: www.planeta-sub.com
Link Oficial: Lebanon 2004


Souffleur. A WWII French Vichy submarine sank in front of Khalde, south of Beirut, in 36 meters of water.

03 Novembro
A expedição GUE, actualmente em curso nas águas libanesas, visando a exploração e a divulgação de diversos naufrágios na zona já vai no seu quarto dia.

A sequência dos mergulhos já efectuados visa a preparação da equipa para a exploração, durante dois dias, do famoso HMS Victoria, que se encontra na vertical, com o fundo a 150 metros.

A equipa mergulhou já no cargueiro Alice B (baia de Jounieh, a Norte de Beirute), num submarino francês da segunda guerra mundial (Sul de Beirute), ambos com uma profundidade máxima próxima dos 39 metros e no National Star, um navio a 51 metros de profundidade.

O terceiro dia de expedição estava planeado para ser no cargueiro Lesbian, a uma profundidade máxima de 66m. O naufrágio não foi, no entanto, encontrado, mas isso não impediu a equipa de realizar um excelente mergulho, treinando os procedimento, e interagindo com a equipa de apoio que se juntou à expedição a partir deste mergulho.

_________________

05 Novembro
Terminou hoje a expedição Líbano 2004, cumprido-se o principal objectivo da missão: a realização de dois mergulhos no extraordinário naufrágio “HMS Victoria”.

Os mergulhadores foram conduzidos ao local do naufrágio do “HMS Victória” pelo seu descobridor Christian Francis. O naufrágio, descoberto a 22 de Agosto deste ano, encontra-se perfeitamente vertical, com o leme a aparecer aos 77 metros de profundidade.

A proa do barco encontra-se parcialmente enterrada num fundo de lama fina, aos 150 metros de profundidade. Os dois mergulhos foram realizados por quatro mergulhadores divididos em duas equipas, estando a equipa responsável pelas filmagens, equipada com scooters.

Cumprindo todas as regras do “Do It Right” (DIR), os mergulhos planeados para um tempo de fundo de 20 minutos e uma profundidade média de 90 metros, decorreram na perfeição.

As fotografias e os vídeos relacionados com esta expedição podem ser vistos no site oficial, em: Líbano 2004

_________________

06 Novembro
Condições climatéricas impediram o 8º e último mergulho da expedição Líbano 2004 no HMS Victoria, tendo os seus elementos optado por mergulhar num cargueiro russo pouco explorado.

Os fortes ventos que se fizeram sentir ontem, junto a Tripoli, geraram condições climatéricas que violavam os protocolos de segurança seguidos pela equipa liderada por Andrew Georgitsis.

A inexistência de condições mínimas de segurança na zona do afundamento do HMS Victoria, levou a equipa a optar por mergulhar num cargueiro russo afundado na baia de Tripoli, a cerca de 60 metros de profundidade.

O cargueiro nunca tinha sido mergulhado por nenhum dos elemento da equipa, tendo as suas coordenadas GPS sido fornecidas por pescadores locais.

Chegados ao local indicado, dois mergulhadores utilizando scooters e vídeo foram encarregues de localizar e marcar o naufrágio, lançando do cargueiro uma vulgar bóia de patamar, permitindo deste modo conduzir outros dois elementos da equipa directamente ao naufrágio.

A expedição Líbano 2004 terminou assim, tendo possibilitando nos seis dias em que decorreu a documentação, quer em filme, quer em fotografia, de seis extraordinários naufrágios, em seis locais diferentes.






Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?