Wednesday, May 11, 2005

 

O Projecto de Carta Arqueológica dos Açores

__________________________________________________________________________________

Centro de Conhecimento dos Açores


O Submarino Lula.

O projecto de carta arqueológica levado a cabo pela Direcção Regional da Cultura no ano de 2004, teve por objectivo o levantamento de sítios arqueológicos subaquáticos a sul do Monte Brasil, em Angra do Heroísmo.

Esta campanha integrou-se num projecto mais alargado de Carta Arqueológica, que visa o levantamento dos sítios arqueológicos dos Açores, terrestres e subaquáticos, para estudo, preservação e divulgação do património açoriano. Os dados recolhidos durante esta campanha estão a ser integrados na base de dados da Carta Arqueológica Subaquática dos Açores (CASA), que se encontra em elaboração e que reúne os mais diversos tipos de elementos sobre os sítios arqueológicos localizados, como sejam: fontes manuscritas, fontes impressas, prospecções arqueológicas, achados fortuitos, referências orais, toponímia, etc.

Com o recurso um submarino – O Lula - da fundação Rebikkof-Nigeller (1) , pretendeu-se no Verão de 2004 efectuar o reconhecimento de sítios, como sejam naufrágios, núcleos de âncoras, canhões ou outros, que foram observados do ponto de vista do tipo de sedimentação, ou seja o modo como se encontram depositados, o nível de destruição ou preservação, o grau de perigo em que se encontram. Foi também efectuado o registo fotográfico e em filmagem, bem como a observação directa, que permitiu a recolha de notas sobre os vestígios. A escolha deste tipo de equipamento deveu-se ao facto de as profundidades ao largo da baía serem relativamente elevadas, o que se traduz num período muito curto e limitado de observação directa, com recurso a escafandro autónomo. Através do submarino Lula, o arqueólogo pode estar até 4 horas seguidas dentro de água, permitindo-lhe efectuar com calma e sem perigos todo o tipo de observações científicas necessárias. Esta campanha decorreu durante todo o mês de Julho e Agosto, interrompendo-se os trabalhos durante o fim-de-semana para manutenção e reparação do submarino. Durante este período o submarino Lula ficou no cais do Porto de Pipas, a seco podendo deste modo ser observado pela população em geral.

O projecto de Carta Arqueológica iniciou-se em 1996 no Museu de Angra do Heroísmo, com a primeira prospecção arqueológica subaquática a ser efectuada, na consequência de um Estudo de Impacte Patrimonial do projecto de construção de uma marina na baía de Angra do Heroísmo. Desde essa altura até esta data já foram várias as intervenções arqueológicas subaquáticas ocorridas na Região, tendo resultado em escavações de navios, prospecções, estudos de minimização de impacte ambiental, etc. O projecto de Carta Arqueológica dos Açores ganha hoje outra dimensão, totalmente a cargo da DRaC e pretende arrancar com um projecto de gestão de todo o património arqueológico da Região, que pode resultar tanto em trabalho de gabinete, onde se efectua a compilação de dados e investigação, como em acções de campo, onde se fazem levantamentos através de prospecções, recorrendo a observações directas do terreno.

Tendo como base este princípio de preservação, a DRaC tem como objectivo conhecer o Património Arqueológico dos Açores, de modo a que este esteja inventariado nas suas bases de dados e seja divulgado em estudos e publicações, exposições nos museus da Região e até em Parques Visitáveis explorados turisticamente. Esta informação passará a estar disponível para todos: investigadores e cidadãos comuns, população escolar, turistas, etc.

(1) A Fundação Rebikkof-Nigeller é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1994 com sede na ilha do Faial. A sua principal actividade consiste na pesquisa e documentação cinematográfica do mundo aquático, criando uma abertura para o conhecimento e preservação do meio marinho. Em 2000 a FRN foi considerada de utilidade pública pelo Governo regional dos Açores, tendo por presidente do conselho de administração Joachim Jakobsen . A fundação conta com o auxílio de um submarino o Lula, construído em, tem capacidade para três pessoas, podendo ir até 500 metros de profundidade. http://www.rebikoff.org/pt/lula.php


____
www.dofundodomar.blogspot.com

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?