Wednesday, May 11, 2005

 

Treze novos locais com vestígios arqueológicos detectados em 2004

__________________________________________________________________________________

Portal Açores
February 25, 2205


Catarina Garcia a bordo do Lula.

A Campanha Arqueológica Subaquática da Baía de Angra do Heroísmo registou, no ano passado, treze novos locais com vestígios arqueológicos de interesse dois deles possíveis naufrágios, disse quinta-feira à noite a arqueóloga responsável pelas pesquisas.

Catarina Garcia disse que um dos locais, denominado como "Angra G" tem vestígios de ferro, madeira, garrafas em vidro e búzios, estes do oceano Índico, localizados próximo de duas âncoras de grandes dimensões que indiciam a existência da zona cavernosa de um navio.

Os búzios, conhecidos como "cauris" e que tiveram utilização monetária - uma concha valia 20/30 moedas de ouro - foram provavelmente trazidos numa embarcação do século XVI ou XVII, que efectuava a carreira das Índias, adiantou aquela especialista.

Os treze novos locais, com vestígios arqueológicos de interesse, foram inventariados no decurso da campanha do ano passado, orçada em 40.000 euros, que recorreu à utilização do submarino "LULA" propriedade da fundação Rebikoff-Niggeler, com sede na ilha do Faial.

Ao longo da campanha foram realizados doze mergulhos, num total de cinquenta horas de pesquisa, por uma área de sessenta quilómetros percorrida em imersão.

Esta campanha está inserida nos trabalhos de elaboração da "Carta Arqueológica Subaquática dos Açores" (CASA), que visa preservar todos os achados arqueológicos localizados e criar "um roteiro de parques arqueológicos subaquáticos destinados ao turismo".

Com os dados recolhidos as autoridades regionais têm também a expectativa de criar "um banco de dados informatizado", constituído por informações das mais diversas fontes, tendo em vista a formação do Arquivo de Naufrágios Documentados dos Açores (ANDA).

Nos mares dos Açores estima-se que existam mais de 800 navios naufragados desde o tempo das descobertas marítimas portuguesas.

A Direcção Regional da Cultura, responsável pelo projecto, vai proceder à assinatura de um protocolo com a fundação Rebikoff-Niggeler no sentido de garantir a continuação das pesquisas até 2008.

O projecto tem uma dotação orçamental de 340.000 euros para a realização de pesquisas nas ilhas Terceira, Pico e São Jorge.

As primeiras investigações arqueológicas subaquáticas nos Açores, com carácter científico e sistemático datam de 1996.


____
www.dofundodomar.blogspot.com

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?