Friday, August 12, 2005

 

Itinerário 'Océan'

_________________________________________________________________

CNANS
August 11, 2005


Photo Pedro Caleja.

Em Julho de 2005 uma equipa do CNANS iniciou e concluiu a montagem de um itinerário materializado por cabos-guias (“fios de Ariane”) esticados entre nove das mais expressivas peças dos destroços do navio-almirante francês Océan, cada uma das quais foi dotada de um plinto de betão contendo a correspondente sinalética em português e inglês, gravada em placas de inox sobre um fundo iconográfico desvanecido, evocativo da batalha de Lagos.

O sítio, situado a 6/9 m de profundidade e a 300 m da praia, a nascente da lota, ficou assinalado à superfície por uma bóia legendada.

O navio-almirante francês Océan varou intencionalmente e foi incendiado a 18 de Agosto de 1759 nas imediações da praia da Salema (Budens, Vila do Bispo) durante um episódio da Guerra dos 7 Anos que envolveu as esquadras francesa e inglesa.

O sítio ficou assim preparado para receber visitas subaquáticas em regime livre, dando assim continuidade a uma experiência pela primeira vez promovida em 1993, e que foi pioneira no contexto Atlântico europeu.

Aspectos da montagem do Itinerário Océan
(8 de Julho de 2005)



Photos Francisco Alves.

Os painéis dos plintos




Photos Francisco Alves.

Para saber mais, clique aqui...


____
www.dofundodomar.blogspot.com

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?