Tuesday, August 02, 2005

 

Veleiro medieval a todo o vapor

_________________________________________________________________

Diário de Notícias
By Isaltina Padrão
August 01, 2005


Aventura. O veleiro Cilicia partiu há um ano
e já atracou em 23 portos.

Estreitar relações entre os povos com tradições marítimas é o principal objectivo de uma viagem por mar que teve início no Verão do ano passado. Já lá vai, portanto, um ano desde que uma tripulação, constituída por 15 homens, decidiu percorrer meio mundo, utilizando para tal uma réplica de um veleiro do Reino Arménio da Cilicia do século XIII. Precisamente o Cilicia.

Construído, durante 12 anos, com base em manuscritos medievais e iluminuras, o veleiro chegou, finalmente, a terras lusitanas, podendo ser visitado pelo público, até sexta-feira, na doca de Alcântara sul (Lisboa), cuja chegada está prevista para o meio-dia de hoje. Ao entrar no navio, "o visitante sentir-se-á transportado para uma viagem ao passado, uma vez que todo o ambiente foi pensado nesse sentido", disse ao DN o comandante Karin Balayan. Desde a tripulação, que enverga trajes medievais, até ao próprio apetrechamento do veleiro com equipamento da época, nada foi deixado ao acaso. Desde o dia da partida Cilicia já atracou em 23 portos de 12 países da Europa e também da Ásia. Mas a ambição é muito maior "Para este ano estão já previstas paragens em mais 30 portos de dez países europeus e africanos", confirma comandante.

Para além de "procurar enaltecer o papel dos velejadores no estabelecimento do intercâmbio entre culturas e civilizações que se encontram separadas por milhas e milhas de água", é ainda missão destes "marinheiros medievais" promover encontros com as populações locais. Assim, cada vez que o navio atraca num porto tenta estabelecer contacto com as comunidades arménias aí residentes e não só. Em Lisboa, está prevista uma visita à Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros locais. Para estreitar relações entre os povos...


____
www.dofundodomar.blogspot.com

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?