Tuesday, May 24, 2005

 

A campanha - Arade 1 - 2005

__________________________________________________________________________________

CNANS


Foto CNANS.

A campanha - Arade 1 - 2005
Os destroços do navio Arade 1 foram localizados em 2001 pelo CNANS, no âmbito do projecto ProArade, que conta com a colaboração da Câmara e do Museu Municipal de Portimão (expressa desde 2004 por uma equipa de arqueologia subaquática dirigida por Cristóvão Fonseca), do Grupo de Estudos Oceânicos/GEO, e que contou em 2002 com a colaboração de equipas da Universidade de Texas A&M e do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de S. Paulo.

Em 2001 efectuou-se o registo preliminar dos vestígios deste navio, o que foi continuado e completado em 2002 por uma equipa de alunos da Universidade de Texas A&M dirigida por Filipe Castro, professor de arqueologia náutica nesta universidade. Esta parte do casco do navio foi desmontada em 2003 sob a direcção de Eric Rieth, co-adjuvado por João G. Alves e Paulo Rodrigues.

Na campanha de 2004, dirigida por Vanessa Loureiro e João G. Alves, assessorados cientificamente por Eric Rieth, Francisco Alves e Paulo Rodrigues, foi iniciada a escavação de uma segunda parte do casco do navio, descoberta no final da campanha de 2002, e que se encontrava na continuidade da primeira, mas dela totalmente separada por ruptura e enterrando-se profundamente no talude.


Foto CNANS.

A campanha de 2005, que se realiza entre16 de Maio e 31 de Julho, será novamente dirigida por Vanessa Loureiro e João G. Alves, assessorados cientificamente por Eric Rieth e Francisco Alves, tem por objectivo a escavação completa deste segundo conjunto arquitectural e a sua desmontagem completa após a realização dos habituais registos in situ.

Com efeito, dado o elevado grau de conservação e a importância científica dos vestígios, entendeu-se que os mesmos deveriam ser objecto de desmontagem integral com vista à realização de registos mais pormenorizados em laboratório.

Merece destaque o facto de o CNANS, a partir destes registos de pormenor, prever a execução de uma réplica dos vestígios do navio Arade 1 à escala natural, destinada ao Museu Municipal de Portimão, à imagem da que foi realizada a partir dos vestígios do navio do século XV Ria de Aveiro A e que constituiu o elemento central de uma exposição sobre o tema, realizada no Verão de 2004 no Museu Marítimo de Ílhavo.


Foto CNANS.

Do ponto de vista técnico-metodológico a campanha Arade 1 2005 implica assim:

1. A continuação da escavação do segundo conjunto arquitectural do navio Arade 1 (abaixo da cota dos -10m).

Limpeza da área envolvente com especial ênfase para a região de bombordo, com o intuito de detectar peças de madeira deslocadas do seu contexto original;

2. A realização dos registos in situ da estrutura, designadamente o perfil axial, os perfis internos das secções do casco transversais à quilha, a planimetria total do navio e a planimetria do casco.

3. A recuperação da âncora de ferro descoberta no interior do casco do navio.

4. A desmontagem progressiva das estruturas escavadas e seu transporte para tratamento laboratorial nas instalações do CNANS.



Bibliografia
Vanessa Loureiro e João G. Alves - O navio Arade I. Relatório da campanha arqueológica de 2004.
Trabalhos do CNANS, 28. Lisboa, 2005.


____
www.dofundodomar.blogspot.com

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?