Saturday, September 17, 2005

 

"Kruzenshtern" em Lisboa

_________________________________________________________________

Diário de Notícias
September 16, 2005


O navio tem 114, 5 metros de comprimento
e 14 de largura.

Kruzenshtern. A pronúncia não é propriamente simples. Mas é quase certo que a palavra russa vai ficar retida na memória das pessoas que, até segunda-feira, visitarem aquele que é tido como um dos mais famosos e maiores barco do mundo.

De casco predominantemente negro, o Kruzenshtern impressiona pela sua beleza, que reside, sobretudo, na magnitude - 114,5 metros de comprimento, mais de 14 de largura e mastros com altura de 56 metros com 31 velas, e cuja superfície é de 3631 metros quadrados - mas também pela sua história que está "escrita" em todos os compartimentos do navio, nomeadamente através dos objectos que se encontram no museu existente no interior do barco.

Construído em 1926, na Alemanha, o veleiro foi entregue à URSS em 1946, encontrando-se agora a dar a volta ao mundo, no âmbito da comemoração de dois grandes feitos, como disse aos jornalistas o comandante do navio, Oleg Sedov "Estamos a comemorar os 60 anos da grande guerra patriótica (há fotos no convés relativas à II Grande Guerra Mundial) e também os 200 anos passados desde a primeira viagem dos marinheiros russos à volta do mundo, sobe a orientação do comandante Kruzenshtern, que deu o nome a este navio-escola."

O veleiro, que saiu de Sampetersburgo a 24 de Junho, deverá completar a viagem a 7 de Agosto de 2006.

"Quando planeámos esta viagem não poderíamos esquecer a passagem por Lisboa, já que o que pretendemos é descobrir destinos que têm significado no âmbito marítimo", refere o comandante, adiantando que o navio transporta mais de 200 pessoas, entre tripulação, alunos (15 mil cadetes já fizeram estágio no veleiro), representantes ministeriais e jornalistas.


____
www.dofundodomar.blogspot.com

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?