Wednesday, August 09, 2006

 

Arqueólogos vão estudar fundo da baía de Angra Heroísmo até 2008

_________________________________________________________________

Ciência Hoje
August 08, 2006




Um grupo de seis arqueólogos vai estudar até 2008 o fundo da baía de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, para salvaguardar e valorizar o património subaquático do local, anunciou hoje fonte do projecto. José Damião Rodrigues, professor da Universidade dos Açores responsável pelos estudos históricos, adiantou à agência Lusa que a primeira etapa do projecto, da responsabilidade do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa, decorrerá de 14 a 27 de Agosto na Terceira.
"Este projecto científico será complementar aos trabalhos subaquáticos já realizados e visa comparar os achados arqueológicos depositados no fundo da baía com peças de outras zonas referentes ao mesmo período", afirmou o docente universitário. A baía de Angra do Heroísmo foi ponto de paragem de muitas das embarcações que cruzaram o Atlântico ao longo de vários séculos e concentra, por isso, um "rico património arqueológico", explicou o investigador, que coordena também o mestrado em História Insular e Atlântica dos séculos XV - XX da academia açoriana.

"Há ainda muita coisa por explorar dentro e fora da baía de Angra do Heroísmo, daí ser tão importante conhecer a riqueza arqueológica existente para poder preservá-la devidamente", afirmou José Damião Rodrigues, que coordena o projecto com José António Bettencourt (responsável pelos trabalhos de arqueologia). O estudo científico, orçado em 40 mil euros, divide- se entre o estudo arqueológico e histórico dos achados, permitindo esclarecer quais as dinâmicas de navegação atlântica utilizadas ao longo dos séculos.

"Interessa preencher zonas que ainda estão na penumbra ao nível histórico sobre cronologia, técnicas de construção naval utilizadas e origem das embarcações que escalaram o porto de Angra do Heroísmo", salientou o professor universitário, que prevê publicar em livro as conclusões finais do estudo. Durante duas semanas, a equipa de arqueólogos vai visitar os cinco pontos com interesse subaquático já identificados na baía de Angra o Heroísmo, realizando trabalhos de fotografia, desenho e interpretação dos vestígios.

As campanhas terão lugar todos os anos, até 2008, sempre no mês de Agosto, devido às condições climáticas, justificou José Damião Rodrigues.


____
www.dofundodomar.blogspot.com

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?