Monday, August 21, 2006

 

Centro de História de Além-Mar da NOVA participa em Projecto de Intervenção arqueológica subaquática na Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores

_________________________________________________________________

UNL
August 21, 2006


O Centro de História de Além-Mar (CHAM) da Universidade Nova de Lisboa encontra-se a trabalhar, desde o dia 14 de Agosto num projecto trienal de arqueologia marítima na baía de Angra do Heroísmo.

O projecto é financiado pela Direcção Regional da Cultura e pretende, de acordo com os responsáveis do projecto José Damião Rodrigues e José António Bettencourt, contribuir para o estudo, salvaguarda e valorização do rico património cultural subaquático da Região Autónoma dos Açores através da análise de vestígios arqueológicos e levantamento de fontes relacionadas com a escala das ilhas entre os séculos XVI e XIX.

Na origem da necessidade de se proceder a este estudo, estiveram várias descobertas arqueológicas subaquáticas ocorridas nas últimas décadas, relacionadas com o porto de Angra como escala da navegação atlântica ao longo do período moderno.

Durante as duas primeiras semanas, uma equipa de arqueólogos trabalha num dos conjuntos mais importantes do património cultural subaquático português, formado pelos sítios Angra A, Angra B, Angra D, Angra E e Angra F.

Neste primeiro ano, os trabalhos consistem na identificação dos vestígios, através do levantamento em fotografia, desenho e sua interpretação, etapa essencial para o estudo e salvaguarda deste património.

Notícias dos desenvolvimentos dos trabalhos serão dadas brevemente neste site, como contributo para dar a conhecer uma importante riqueza arqueológica existente no nosso país.


____
www.dofundodomar.blogspot.com

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?