Tuesday, October 16, 2007

 

Pesquisador do Ceans é eleito vice-presidente de sociedade de arqueologia no Brasil

________________________________________________________________


By Glória Tega
October 16, 2007


O arqueólogo Gilson Rambelli, do Centro de Estudos de Arqueologia Náutica e Subaquática da Universidade Estadual de Campinas – CEANS/UNICAMP, foi eleito vice presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB. A Assembléia Geral Ordinária da sociedade, realizada em 04 de outubro, encerrou o XIV Congresso da Sociedade, que ocorria desde 30 de setembro na cidade de Florianópolis.

A nova gestão, que tem como presidente Denise Schaan, professora da Universidade Federal do Pará, ficará na direção da SAB até 2009. “Acho que a intenção é buscar a regulamentação da profissão de arqueólogo. Além disso, pretendemos continuar promovendo a defesa do patrimônio arqueológico subaquático brasileiro em diferentes seguimentos de nossa sociedade”, conta Rambelli.

Essas atividades que buscam valorização do patrimônio submerso realizadas pelo Ceans foram reconhecidas com um “voto de louvor da SAB”, ganho por unanimidade na mesma Assembléia. “Foi o reconhecimento de um trabalho intenso, que já vem sendo feito há anos. Acredito que tal premiação da SAB ocorreu, pois os resultados dessas ações têm como ápice o Projeto de Lei Federal 7566/ 06, já aprovado por unanimidade na Comissão de Educação e Cultura e aguardando votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania do Congresso Nacional”, explica.

De acordo com o professor, essa proposição representa uma mudança no tratamento que o patrimônio cultural subaquático vinha tendo no Brasil, como “coisa ou bem submerso”. Ao definir esse patrimônio arqueológico como todos os vestígios da existência humana que se encontram submersos, iguala-o ao patrimônio arqueológico que está em superfície. Dessa maneira, o projeto de Lei propõe a extinção da atual Lei Federal n° 10.166, de dezembro de 2000, que permite a comercialização desses vestígios arqueológicos submersos, estabelecendo valor de mercado a eles e recompensas aos exploradores.

O Simpósio de Arqueologia Subaquática
Na ocasião do Congresso da SAB, o CEANS também organizou Simpósio de Arqueologia Subaquática, que contou com a apresentação de diversos trabalhos, realizados em vários pontos do Brasil, que puderam legitimar a Arqueologia Subaquática no Brasil, desmistificando-a da idéia de uma disciplina aventureira.

No Simpósio, foram expostos trabalhos que estudam o patrimônio cultural subaquático em diferentes formas, como naufrágios, paisagens marítimas, gravuras rupestres submersas, vestígios arqueológicos submersos no Arquipélago de São Pedro e São Paulo (localizado no meio do oceano atlântico, a 1100 km de Natal) e até a ocupação ao longo dos anos de uma ilha do litoral sul de São Paulo. “Contamos com a presença de pesquisadores que atuam em diferentes linhas de pesquisas arqueológicas, como Pré-História, História, Pública, Teoria e Método, comprometidos com as normas da ‘Convenção da UNESCO para Proteção do Patrimônio Cultural Subaquático’, que é instrumento jurídico internacional elaborado para assegurar a proteção de tal patrimônio. Todos esses trabalhos, consolidaram, perante a SAB, a Arqueologia Subaquática, por isso foi muito importante”, conclui Rambelli.

Confira o que foi apresentado no Simpósio de Arqueologia Subaquática:
Simpósio de Arqueologia Subaquática I
COORDENADOR: GILSON RAMBELLI

DEBATEDOR: FLÁVIO RIZZI CALIPPO

PARTICIPANTES E TÍTULOS DAS APRESENTAÇÕES

1) Gilson Rambelli - “Arqueologia de um navio negreiro: um estudo de caso em Angra dos Reis (RJ)”;

2) Flávio Calippo - “Arqueologia do Arquipélago de São Pedro e São Paulo”;

3) Carlos Rios - “Identificação arqueológica de um naufrágio na área do lamarão externo do porto do Recife, PE, Brasil”;

4) Rodrigo Torres - “Arqueologia náutica na cidade do Rio Grande/RS: Proposta e resultados parciais do projeto sítio arqueológico escola”.
Simpósio de Arqueologia Subaquática II

COORDENADOR: GILSON RAMBELLI

DEBATEDOR: PAULO FERNANDO BAVA DE CAMARGO

PARTICIPANTES E TÍTULOS DAS APRESENTAÇÕES

Edithe Pereira - “Arqueologia subaquática na Amazônia – a documentação das gravuras rupestres do sítio Mussurá, rio Trombetas (PA)”

Paulo Fernando Bava de Camargo - “Arqueologia de uma cidade portuária: Cananéia, séculos XIX-XX”

Leandro Duran - “Arqueologia marítima da Ilha do Bom Abrigo”

Ricardo Guimarães - “Prospecções arqueológicas realizadas na enseada da praia do Farol da ilha do Bom Abrigo”.


____
www.dofundodomar.blogspot.com

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?