Monday, February 04, 2008

 

Navios e Viagens - Francisco Contente Domingues

________________________________________________________________

Nau da Índia
By Rui Godinho
February 04, 2008


No próximo dia 7 de Fevereiro, pelas 18h15m, no Auditório da Academia de Marinha (Rua do Arsenal) será lançado o livro Navios e Viagens. A Experiência Portuguesa dos séculos XV a XVIII de Francisco Contente Domingues. A apresentação ficará a cargo de João Paulo Oliveira e Costa (FCSH-UNL).

O livro já está disponível na página da editora.

Sinopse retirada da página da editora: Na História dos Descobrimentos e da Expansão tudo aconteceu porque houve navios e viagens. Navios capazes de longas rotas transoceânicas, de forma continuada e sustentada – nunca foi o ir que constitui em si matéria de novidade, mas o retorno e o voltar de novo –, homens que viajaram por todos e para todos os recantos do mar, movidos “pelas mais desvairadas tenções”, como escreveu um navegador de há cinco séculos atrás. Os doze estudos que aqui se reúnem têm o desejo de contribuir para a resposta a uma questão fundamental: como é que os portugueses navegaram, muito mais do que para onde foram e como é que o conseguiram antes de outras nações marítimas.


____
www.dofundodomar.blogspot.com

Comments:
Caro Pedro Caleja,

Este post foi publicado por mim (http://naudaindia.blogspot.com/2008/02/navios-e-viagens-francisco-contente.html)e apesar de não pretender direitos de autor agradecia que mencionasse, ao menos, a sua origem. Para mais existe uma frase que tem um teor pessoal e deve ser imputada a quem o escreveu.

Obrigado,
Rui Godinho
 
Caro Pedro Caleja,

Esqueça o último comentário! Apesar de pequeno acabei de identificar a origem do post no início do seu.

A referência é mais do que suficiente.

Obrigado,
Rui Godinho
 
Sem problemas. Como julguei que todo o post era da editora não coloquei o seu nome, apesar de ter colocado a fonte original (como é meu costume). Mas já está devidamente corrigido.

Não devo poder ir à apresentação, mas caso o Rui vá por favor transmita as saudações da "malta" do CNANS/DANS ao FCD.

Abraço.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?