Monday, January 12, 2009

 

UAL lança Mestrado em História da Náutica e Arqueologia Naval

________________________________________________________________

CiênciaPT
By Vanessa Ribeiro
December 05, 2008




A Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) anuncia o lançamento do Mestrado em História da Náutica e Arqueologia Naval, que irá decorrer a partir de Janeiro de 2009. Este ciclo de estudos, inserido no processo de Bolonha, tem como objectivo ministrar uma formação avançada nos domínios da História da Náutica e Arqueologia Naval, assim como promover o seu desenvolvimento e investigação.

Sob a direcção Cientifica do Prof. Dr. Adolfo António da Silveira Martins e do Prof. Mestre Cmd. José Manuel Malhão Pereira, o mestrado encontra-se estruturado em módulos que permitem uma formação especializada em História da Náutica, do Comércio Marítimo, Cartografia e Arqueologia do Navio.

Deste modo, os alunos podem aprofundar os seus conhecimentos nas áreas de História da Náutica e da Arqueologia Naval, especializando as suas competências no exercício das suas actividades profissionais e de investigação. Poderão ainda conhecer em profundidade, o estudo das técnicas náuticas e da sua interacção com as rotas marítimas oceânicas do Atlântico, Índico e Pacifico Oeste; incrementar conhecimentos nos domínios da Meteorologia Náutica, Astronomia de Posição, Navegação Estimada e Costeira; conhecer, manusear instrumentos náuticos e efectuar experiências de observação de astros, comparando resultados; desenvolver conhecimentos sobre a História da Cartografia Náutica, conhecer a História do Navio e da sua evolução tecnológica; aprofundar conhecimentos sobre modelos e processos de construção naval em madeira.

O Mestrado em História da Náutica e Arqueologia Naval terá a duração de dois anos, em horário pós-laboral, com uma estrutura divida em duas fases: a primeira parte será curricular e a segunda destinada à apresentação de uma dissertação original. O grau Mestre apenas será conferido após a aprovação nas disciplinas curriculares e na dissertação.

As candidaturas já estão abertas e a selecção dos candidatos será efectuada pela Comissão Coordenadora do Mestrado, tendo por base vários critérios, dos quais se salientam as classificação da licenciatura, a relevância do curriculum académico, científico e técnico e da sua experiência profissional. Os candidatos podem ainda ser submetidos a uma entrevista, sempre que tal se justifique.


____
www.dofundodomar.blogspot.com

Comments: Post a Comment

Links to this post:

Create a Link



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?